Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Projeto: Brinquedoteca




“A brinquedoteca é “um lugar mágico”, repleto de brinquedos, onde as crianças podem brincar livremente, colocando em prática a sua criatividade.” (Guia prático para professores – Educação infantil, pág. 4, 2007. ISSN: 16790537)




No intuito de contribuir para uma melhor formação do desenvolvimento da criança em nosso país, o nosso projeto de brinquedoteca foi criado para atender uma comunidade popular, onde as crianças utilizarão do  tempo  em que não estão na escola para se divertirem aprendendo.


Cada espaço foi pensado em como contribuir para o desenvolvimento das crianças em áreas sócio-afetivas, psicomotoras, cognitivas, lingüísticas e musicais. Acreditamos que o brincar traz conhecimentos importantes para a vida em sociedade.

       “É brincando que manifesta suas potencialidades e assim, através de experiências das mais variadas, vai aprendendo a viver, libertando-se de seus medos e amadurecendo de dentro para fora, devagarzinho e com segurança que só as coisas naturais e verdadeiras oferecem.”  ( CUNHA, 2010 )
      
Em nosso país, muito se tem feito com relação ao brincar, porém pouco se tem cobrado. Só para lembrar, é lei que haja em qualquer unidade de saúde pública ou privada um espaço direcionado ao brincar: Uma brinquedoteca. Porém essa não é a realidade encontrada, em muitos hospitais ainda não podemos ver isso

Entendemos que é fundamental o brincar, pois auxilia na socialização e é o mais completo meio de se desenvolver os processos educativos, influenciando o intelecto, o emocional e o corpo. A brinquedoteca é o espaço da criança, onde podemos desenvolver o aspecto coletivo, tornando a criança um ser mais sociável e responsável.



Meu grupo: Amanda de Castro
Fernanda Menezes
Luana Kher
Gisele Fonseca
Nathália Sampaio


Obs: Essa brinquedoteca foi elaborada para uma comunidade.





































































































Cada brinquedo define a criança um conhecimento, um significado especial. No ato de brincar, a criança projeta seus desejos, os seus sonhos,as suas intenções. Quando brinca, a criança é dona da situação, ela decide tudo! O problema é que nem sempre, os adultos permitem essa liberdade de se decidir... (HYPOLITTO,  2010, p. 34)


Um comentário:

Gisele disse...

Oi Fê! Nosso projeto ficou ótimo, estou orgulhosa de todas nós!!!rsrs
Um grande beijo