Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dicas para uma boa alfabetização


Voltei!!!
 Estou com muitas ideias na cabeça para esse ano, fique de olho no blog !
Para começar preparei umas dicas para quem vai alfabetizar, lembrando que a alfabetização não começa no 1° ano do Ensino Fundamental, e sim nos primeiros contatos que a criança tem com materiais escritos e com a fala. Então essas dicas servem para várias turmas, incentivar a escrita e a leitura de mundo é sempre bom!



Leia em voz alta com os alunos, explore com eles livros e outros materiais de leitura, como jornais, folhetos, revistas, almanaques, materiais de instruções, cartazes, placas... Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura.

Promova um ambiente alfabetizador com cartazes e pequenas coisas que estimule a leitura e a escrita.

Converse com eles e escute-os quando falam, pois ajuda no desenvolvimento da linguagem oral.

Dê o exemplo, faça com que eles vejam você lendo.

Estimule-os a criar uma biblioteca em casa ou na sala de aula.

Inicie a escrita com coisas do cotidiano, como o próprio nome, nome dos familiares, dos colegas, da professora, rótulos de produtos ...

Brinque de escrever com o alfabeto móvel. Aqui no blog tem! (Mês de agosto)

Não dê grandes textos, isso desinteressa a criança a ler, para começar é bom pequenos textos, escolha músicas e par lendas que eles já conhecem.

Com pretexto de escrever, use coisas do momento, que interessem as crianças, como bilhetes para os pais, para os colegas, frases sobre uma história contada na sala de aula...

Nenhum comentário: