Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Anísio Spínola Teixeira Advogado, Filósofo e Educador brasileiro (1900-1971)

"Com efeito, todo o presente modo de pensar do homem é modo de pensar em termos de mudança. A essência do método científico está em sua posição de juízo suspenso. Tudo que fazemos se funda em hipóteses, sujeitas obviamente a mudanças. Tais mudanças decorrem de novos conhecimentos, os novos conhecimentos decorrem de novas experiências e tais novas experiências do fluxo ininterrupto de mudanças..."


foto de Anísio Teixeira

Principais ideias
( informações tiradas do site www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20)

Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Como teórico da educação, Anísio não se preocupava em defender apenas suas ideias. Muitas delas eram inspiradas na filosofia de John Dewey, de quem foi aluno ao fazer um curso de pós-graduação nos Estados Unidos. Por este motivo foi um dos difusores das ideias de Dewey no Brasil. 

Em 1932, Anísio assinou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova(*) que divulgava, ao povo e ao governo, as principais diretrizes de um programa de reconstrução educacional, proposto por um grupo de educadores, alguns dos quais já haviam comandado reformas no ensino público do País, como, por exemplo, Lourenço Filho (Ceará/1922-1923) e Fernando de Azevedo (Distrito Federal/1927-1930). 


Nenhum comentário: