Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Diário de Bordo - Educação e Contemporaneidade – Temas Pulsantes/n °2

Aula: 10/09/2011

Exclusões

“ ... Excluído e exclusão são construções, projeções de um modo de ver próprio de quem se sente e se julga participantes dos benefícios da sociedade  em que vive e que, por isso, julga que os diferentes não estão tendo acesso aos meios e recursos a quem ele tem acesso. O discurso sobre a exclusão é o discurso dos integrados, dos que aderiram ao sistema...” ( MARTINS, 2002, p.30 e 31)

Muito se fala dos que são excluídos, mas quem são esses? Parar para pensar o porquê essas pessoas se tornaram rejeitadas é um começo para o entendimento da questão da exclusão.
O nosso mundo é totalmente construído pelo ser humano, isso significa que é ele, quem dita as regras para se pertencer a uma sociedade organizada. O fato é que este mesmo ser humano não dá condições para todos conseguirem o sucesso, muitos correm atrás do que querem com muito esforço, enquanto outros, com uma simples ação são capazes de grandes feitos. Precisamos entender o que sente aqueles que estão em situação de exclusão, o que querem, o que almejam, o que é preciso pra uma mudança e muito mais, é necessário reverter o pensamento elitista de que podemos dizer quem é excluído e quem não é. Entender que as pessoas vivem em condições desiguais é importante, mas saber que não posso rotulá-las só por que não possuem o que tenho é mais importante ainda.

Um comentário:

mm disse...

Exatamente, Fernandinha!

Essa questão da exclusão é extremamente relativa. No vídeo a que assistimos sábado, uma coisa que me chamou a atenção foi a cozinheira dizendo que não importava se fazia chuva ou sol, ela sempre cozinhava para as pessoas do lixão e que quando ela fazia uma comida mais gostosa, eles cantavam "parabéns" para ela independentemente de seu aniversário. Ela falou que sentia bem ali no lixo. Palavras dela.

Ela se sente incluída; aliás, ela está incluída de fato, no ambiente "dela".

Quantas pessoas não estão por aí com os bens materiais de que gozamos e no entanto, não se sentem incluídos às vezes na própria casa?

A exclusão é relativa, ou ao menos o sentimento de exclusão o é, penso eu.

Beijinhos,

Mari